6 de maio de 2006

Supresas da natureza

Estava eu ontem a replantar no aqua de 30 litros de água fria (aquecida a 24°c) um pé em rebento de Cryptocoryne wendtii ''brown' que se tinha soltado, e de modo geral a certificar-me que deixava todos os aquas em ordem antes de ir de fim-de-semana para as Caldas. Abro a tampa do aqua e deparo-me com uma “coisa” de aspecto alienígena colada no interior da tampa do aquário, felizmente já tinha visto fotos de algo semelhante e rapidamente percebi que, no espaço de menos de uma semana, as ampulárias que foram morar para o aqua devem ter ficado bastante satisfeitas com o novo alojamento e resolveram aumentar a família! Confesso que senti uma ponta de orgulho misturada com uma ponta de apreensão, sendo, é certo, a dose de orgulho superior. O orgulho por ver a natureza assim em funcionamento no meu modesto aquário, a apreensão por não ter muito conhecimento do processo de reprodução das ampulárias e recear pela sobrevivência dos caracóis pequenitos perante o apetite dos dois orandas que mantenho no aqua. É também certo que se todos os ovos chegarem à idade adulta não vou saber o que fazer a tanta ampulária e terei que considerar tornar-me pioneiro de um nova forma de caracolada (estou a brincar, mas se por acaso se verificar um "baby boom" estou disponivel para doações ;) ). Então creio que o que vou fazer é não intervir e deixar a natureza seguir o seu curso, curso no qual me parece que pelo menos alguns dos jovenzitos sobreviverão. Entretanto já pesquisei um pouco e segundo me parece o tempo de incubação das Pomacea bridgesii é de cerca de 10 dias, vou pesquisar mais e tentar perceber se haverá algum modo mais indicado de lidar com esta surpresa.
Quando voltar a Lisboa vou tirar uma foto para aqui exibir.

1 comentário:

Anónimo disse...

és o cromo dos aquários!!

vamos ao que interessa