12 de maio de 2006

Notas

Vou aproveitar para fazer um rápido balanço dos eventos aquariófilos destes últimos dois dias, em que o tempo para aqui escrever não tem sido muito. Alguns acontecimentos dignos de nota sucederam.

Andei fazendo contas ao equilíbrio dos aquas e resolvi que o tipo de povoação neles não era a melhor, tanto em questões de quantidade como de equilíbrio de espécies que, não sendo mau, podia ser melhorado. Então resolvi mandar 4 Platies e 1 Guppie para um aqua de 70 litros que tenho nas Caldas da Rainha em casa da minha namorada e que está practicamente vazio; com isto, aqui o de 20 litros ficou um bocado mais espaçoso - com o casal de Mollies a desempenharem o papel de "personagem principal". :) Com o mesmo tipo de pensamento pus-me a olhar para o de 15 litros, que não está sobrepovoado mas sobre o qual não me consigo decidir sobre que espécie "âncora" nele hei-de fixar, tem neste momento uma Guppie e estou tentado a arranjar mais um casal da mesma linhagem (ou o mais semelhante possível) e manter no aqua um trio de Guppies. Claro que a questão da reprodução assusta-me um pouco já que não tenho propriamente muito espaço onde pôr um batalhão de Guppies. Tenho pensado sobre que outras opções tenho? Que espécie me possam interessar e que se dêm bem naquele aqua. Acho que vai ser uma ideia a desenvolver nos próximos dias.

Hoje há, infelizmente, a assinalar duas baixas: um Oto e um Nuvem Branca. Otos, já o segundo que me morre passado algum tempo de o ter no aquário, mas parece que neles isso é normal, é como que um período critíco ao qual muitos não resistem, seja como for terei que investigar mais sobre o assunto.

Hoje também, coloquei mais uma Eleocharis acicularis no aqua de 15 litros, o qual está um pouco diferente no aspecto geral. E não sei se não gosto mais de como estava antes.

Já ontem, tive que ir a Setúbal e aproveitei para fazer umas pequenas revitalizações no aqua de 15 litros que tenho lá e que tinha apenas 1 Nuvem Branca por morador neste momento. Levei mais 4 para lhe fazerem companhia e um casalito de Platies "Mickey Mouse" amarelos que cá tinha. Assim que puder coloco aqui o setup desse aqua.

Ainda hoje: foi dia de visita ao Oceanário, mas só isso é um grande post - que vai ter que ficar para amanhã!

Sem comentários: