25 de maio de 2006

Setup nº4

Este é o aquário de 15 litros que desmontei recentemente e que pensava que tão cedo não iria usar novamente, a não ser como aqua de criação talvez. O que aconteceu foi que vi numa loja Jordanelas à venda e fiquei curioso sobre que peixes seriam aqueles, fui pesquisar sobre elas e imediatamente soube que iria ter que arranjar espaço para duas criaturinhas daquelas. O que li sobre o comportamento delas era irresistível demais, ter peixes que se comportam como ciclídeos sem serem ciclídeos e que ainda por cima são dos melhores devoradores de algas que se pode imaginar! E são killis, peixes sobre os quais sempre manti uma curiosidade ignorante, que agora espero começar a dissipar. :)
Montei o aquário, com muitas dúvidas sobre o lay-out e as plantas a colocar, queria usar a areia branca que ficou do setup anterior, e queria tentar fazer uma aproximação a um biótopo da América Central mas estava um pouco às apalpadelas sem saber bem que plantas arranjar, quais estariam disponíveis e que poderiam funcionar bem num aqua tão pequeno - e que fossem pelo menos no continente Americano. Corri algumas lojas mas o que ia encontrando que se encaixava neste perfil ou era caríssimo ou estavam já em muito mau estado (e isto aconteceu em lojas das mais "prestigiadas" na aquariofilia nacional), ou as duas coisas. Curiosamente eram sempre plantas da Tropica, talvez por isso sempre tão caras. Até que por fim lá fui a uma loja perto de casa, na Gare do Oriente e que alguns leitores saberão qual é, e lá consegui numa "reviravolta" arranjar plantas em quantidade e preço, e estado bastante bom - e que eram americanas e, acima de tudo, tinham o tamanho ideal para o aqua e além disso eram bonitas e consistentes entre si nos seus aspectos! Um dia de aquariofilista em cheio. :) Conclusão desta pequena história, daqui em diante, plantas da Tropica só se não tiver mesmo outra hipótese, as que comprei são da Stoffels, um produtor que só descobri à pouco tempo na dita loja, e esta pode ter defeitos que são tipícos do comércio massificado e no que toca ao comércio de animais isso pode dar especial mau resultado por vezes, mas no que toca a plantas está agora no topo da minha consideração!

Seja como for aqui fica o setup e uma foto do aqua. Postei também uma foto dos seus habitantes mas achei melhor colocá-la no
post que trata da sua espécie, as Jordanelas.


Substracto:
Areia branca, várias pedras vulcânicas castanhas.

Equipamento:
Lâmpada fluorescente 15 Watts e 6400 k.
Filtro interno Aqua Szut de 260 l/h com oxigenação, material filtrante de esponja e EHEIM substract pro.
Termoestato de 25 Watts.
Termómetro interno.

Flora:
1 Anubias barteri var. nana, altura de 5 -15 cm, largura de 8+ cm, luz muito baixa a média, temperatura de 20 - 30 °C, pH de 5,5 - 9, crescimento muito lento, origem nos Camarões.

Photobucket - Video and Image Hosting


1 Lobelia cardinalis, altura de 20 – 30+ cm, largura de 7 – 15 cm, luz média a muito alta, temperatura de 15 – 26 °C, pH de 6-8, crescimento lento, origem na América do Norte.


2 Sagittara teres, altura de 10 – 15 cm, largura de 4+ cm, luz média a muito alta, temperatura de 20 – 26 °C, pH de 5,5 – 8, crescimento lento, origem na América do Norte.


2 Echinodorus quadricostatus, altura de 10 – 15 cm, largura de 15 – 20+ cm, luz média a muito alta, temperatura de 20 – 28 °C, pH de 6 - 9, crescimento rápido, origem na América do Sul.


Fauna:
Casal de Jordanelas (Jordanella floridae), comprimento máximo de 6 cm, temperatura de 18-30 °C, pH de 6,7 – 8, origem nos E.U.A., Florida.

Sem comentários: