9 de maio de 2006

Mollies

Bem, vou aproveitar uma aberta entre a aula e um inesperado teste de Pré-Clássicas que vou ter às 2h da tarde, para aqui colocar duas fotos das minhas belas aquisições de ontem, um casalito de Mollies Dálmatas. Tudo me parece indicar que se tratem de Poecilia sphenops, mas curiosamente os Mollies foram uma espécie a que nunca liguei muito nem nunca tinha tido nenhum exemplar, ou seja, posso afirmar que são animais dos quais ainda percebo muito pouco, estes estavam identificados como Poecilia latipinna se bem me recordo, mas as suas características não me parecem concorrer muito para essa classificação. Seja como for a pouca pesquisa que já fiz leva-me a crer que se trata realmente de Poecilia sphenops.
Já agora não resisto a contar aqui o motivo que me levou a investir pela primeira vez nesta espécie, foi muito simplesmente a expressão facial do macho, o caso é que a metade superior do seu olho esquerdo tem um pigmentação negra que, contrastando com o branco do resto do olho, cria a impressão de este estar semicerrado, uma mistura entre sonolência e desprezo pachorrento. :) Ora vejam:
Este é o macho, acho que a sua expressão justifica que o baptize, de Sancho, na tradição do carácter altivamente simplório de um Sancho Pança.
Aqui a femêa, um pouco mais pequena e que também mostra ter uma personalidade interessante.

Sem comentários: