15 de fevereiro de 2013

Poecilia orri - biótopo

Dois vídeos de uma espécie  de vivíparo menos conhecida no seu habitat natural. O autor dos vídeos identifica-a como Poecilia salvatoris e também a mim me parecia, porém dada a localização em que o próprio diz ter feito os vídeos tenho que concordar com o comentário que a identifica como Poecilia orri. São as duas espécies bastante parecidas, porém uma delas não está referenciada como existindo no México, em Cobá, mais especificamente, e a outra sim.

Este habitat é um cenote, uma gruta parcialmente submersa, dada a distância a que este local se encontra do mar é muito provavelmente de água doce - o que é interessante porque contraria a ideia geral de que as molies são de água salobra (várias espécies efectivamente são).



Outra coisa que reparei nos vídeos e que me pareceu interessante é a formação tipo cardume que se observa, o que pode ter que ver com este habitat concreto, algo despojado. Por outro lado parece haver também um número muito maior de fêmeas que de machos, porém isso pode ser a qualidade da imagem que engana, ou pode também ser um caso de apenas os machos dominantes exibirem um vermelho mais vivo?


Sem comentários: