19 de fevereiro de 2013

Guppy a "mudar" de sexo (post original de 16 de Fevereiro de 2013)

Reparei ontem à noite que tinha mais um macho no aquário dos gupis, pensava que tinha quatro e afinal são cinco. Uma das três "fêmeas" está a começar a ganhar cores no corpo e já tem um gonopódio. O que vem desequilibrar ainda mais o rácio de fêmeas para machos, estou com cinco machos para duas fêmeas, felizmente estes gupies têm um comportamento diferente das variedades de aquário, exibem-se perante as fêmeas mas não passa muito disso, elas não aparentam sofrer de stress apesar da presença maioritário de machos. Espero no entanto que com rácio venha a ficar mais equilibrado nos próximos meses com a reprodução deste grupo.
É um caso curioso de um macho que só tardiamente amadurece sexualmente mas que não é tão raro quanto isso entre vivíparos.


Esta primeira foto é de 8 de Fevereiro em que se pode observar o indivíduo em causa, apesar de um pouco desfocado, e notar já uma coloração incipiente que pode até ser confundida com reflexos, bem como um gonopódio que pode também ser confundido com uma barbatana contraída. Na altura em que tirei a foto não tinha reparado em nada disto, só ontem notei que se tratava de um macho. O que na foto que se segue, tirada hoje, é já evidente.


Aqui deixo uma actualização deste post, a diferença é que as cores estão um pouco mais intensas e mais extensas na cauda. Foto tirada a 19 de Fevereiro:


Sem comentários: