21 de fevereiro de 2013

Areia de rio

Ando faz uns dias a pensar numa nova montagem para o aquário de 70 litros, não estou nada contente com a forma como actualmente está, com akadama que não consigo libertar de algas e sem uma ideia que o estruture. De resto cada vez acho menos interesse a substractos tipo akadama e granulados do género da ADA e outras marcas, será bom para quem quer fazer plantados tipo nature aquarium e iwagumi, mas esse tipo de aquário cada vez me interessa menos, aquele aspecto tão limpo e "ajardinado" parece-me artificial. Além disso tenho cada vez mais a opinião que os plantados, desse tipo, são para quem gosta de jardinagem mais do que de peixes - nesse tipo de aquário os peixes são só um acessório decorativo muitas das vezes. Bem, opiniões sobre o que está na moda em termos de aquascaping à parte, a mim cada vez mais o que me interessa são aquários de biótopo pensados em função dos peixes que lá quero manter, nesta lógica estou estou com a ideia de fazer no aquário de 70 litros um biótopo estuarino da América do Sul e Central (eventualmente convertível no futuro em salobro para Micropoecilia picta), arenoso, despojado, água dura, e algumas plantas resistentes, estou a pensar principalmente em valisnérias e talvez ceratophylum.

Isto tudo para dizer que andava havia uns dias a pensar no tipo de areia que deveria utlizar, da ADA e coisas semelhantes estava fora de questão, são preços perfeitamente abusivos, areia de sílica que muita gente usa é demasiado clara e uniforme, tem um aspecto artificial, areia de praia dá demasiado trabalho a preparar, já andava a pensar correr lojas onde me lembro de ter visto em tempos areia de rio... ou em alternativa localizar um rio próximo com areia adequada e lá ir um fim de semana. Só chatices, e um bom tempo que teria que perder. Então tive a feliz ideia de passar no AKI na parte de materiais de construção: saca de areia de rio de 25 kg a 1,95 euros, granulagem, cor e textura perfeitas.

4 comentários:

Jorge Ferreira disse...

Viva!
Esse aquário com a areia de rio do AKI já está montado? Pode-se ver ?! :D

Tb ando à procura de areia do rio barata. Pode-me dizer em que AKI comprou?? Será que há no do Colombo?

Cumps,
Jorge

David de Jesus disse...

Olá, tenho estado para fazer um post sobre esse aquário mas ainda não me decidi porque neste momento os peixes que lá estão são para ser transferidos para outro aquário em breve. Mas sim está montado, está uma foto neste link: http://i80.photobucket.com/albums/j194/termoventilador/Publico/Peixes/DSC_0255.jpg

A areia comprei no Aki de Setúbal, mas provavelmente deve haver nos outros também...

Jorge Ferreira disse...

Viva! É impressão minha ou essa areia não é uniforme? Ou seja tem pedrinhas? :(

David de Jesus disse...

Sim, tem algumas pedrinhas pequenas, mas era o que eu pretendia, que tivesse um ar natural, areias tipo de sílica ou piscina para mim têm um ar extremamente artificial.