24 de junho de 2006

Projectos

Há já bastantes dias que aqui não escrevo mas não tem sido por falta de vontade, tem sido por falta de tempo, o ano na Universidade está quase a terminar e os exames têm estado aqui em força, no entanto não me tem faltado actividade aquariofila, nomeadamente uma remodelação a fundo do aqua de 65 litros sobre o qual estou finalmente a conseguir obter ideias consistentes - está no bom caminho, no de ser um aquário original e de aspecto agradável e funcionamento equilibrado. Tenho também tentado concretizar pequenos projectos nos outros aquas, a introdução de um casal de Ramirezis Dourados no aqua de 20 litros onde deixei, finalmente, de tentar adequar a água e o seu pH de 6 aos peixes e optei por adequar os peixes à água, ou seja, retirei do aqua o trio de Guppys e os Tanichtys e coloquei lá os Ramirezis e os Neons que estavam no aqua de 65 litros, de modo que agora todos vivem felizes e contentes! Os Ramirezis são uma grande curiosidade minha desde há algum tempo, mas sempre me intimidou um pouco a sua reputação de peixes delicados, também me deixa contente que agora já me sinta à altura de manter esta espécie lindíssima de aspecto e, alegadamente, de carácter.
Os próximos passos prendem-se com o aumento equilibrado e sustentado das espécies vegetais e necessárias melhorias na iluminação, bem como a aquisição de algumas espécies menos vulgares (talvez uns parentes do Comedor de Algas Siamês que descobri recentemente e me agradaram bastante que são os Crossocheilus latius, e alguns Melanotaenia praecox...) para povoarem o aqua de 65 litros que agora está espaçoso demais. :) Infelizmente tenho estado sem nenhuma das minhas máquinas fotográficas e ainda não tenho fotos para aqui colocar, mas assim que me seja possível vou tratar de as providenciar!
Um grande projecto que tenho vindo a formular, mas que só é exequível a médio prazo por motivos financeiros :P, um "Aquário Chinês" - Tanichtys albonubes, Beaufortia leverettii, Oryzias latipes (este não sendo propriamente chinês anda lá perto) e, claro, a eterna estrela deste mundo feito de água que dá pelo nome de Carassius auratus; é este tipo de fauna, de grande distinção e bonomia, que vai dar vida a este projecto. Está só a começar o projecto mas vai ser algo em grande; vou aqui criar uma série de entradas a ele dedicadas.

1 comentário:

Pedro Cardoso disse...

o que é um aqua chinês? é de agua fria? esta especie que estas a falar Carassius auratus é os peixes dourados vulgares de agua fria, não é?