31 de agosto de 2006

Leituras recomendadas

Ser aquariófilo em férias é uma condição que pode apresentar situações delicadas para o bem-estar dos aquários quando as ausências são muitas e se prolongam quase sempre por mais de uma semana, felizmente um amigo meu, ex-aquariófilo (que em vão tenho tentado fazer regressar ao vício), tem tido simpatia de ir mantendo os serviços minímos nos meus aquas. Têm no entanto sido umas férias bastante dedicadas à aquariofilia. Como – perguntarão talvez, já que tenho quase sempre estado longe dos aquas? A resposta encontra-se naquilo que têm sido uma boa parte das minhas leituras este Verão: artigos e textos técnicos sobre o hobby onde tenho encontrado um manancial de fascinação quase tão grande como o contacto directo com os aquas é; tenho aprofundado seriamente os meus conhecimentos sobre princípios mais ou menos técnicos, sobre algumas espécies que já conhecia e sobre novas que muito gostaria de vir a conhecer em primeira-mão; percebi porque certas práticas que tantas vezes escutamos recomendar fazem pleno sentido, o “porquê” por detrás do dogma.

As duas principais fontes de informação têm sido revistas da especialidade e sites homólogos na net, sobre as primeiras não me vou alargar muito agora, sobre as segundas vou aqui deixar os links para alguns dos artigos mais interessantes que tenho encontrado nos últimos tempos. Por falta de disponibilidade não me vou alargar nos meus comentários aos ditos artigos, porém, espero no futuro fazer disso uma prática cada vez mais constante.

Um artigo interessante e sólido, que dá pelo nome de How to breed White Clouds e é, como provavelmente já calcularam, sobre uma das espécies que se encontra mais solidamente radicada no meu “panteão” aquariófilo, o Tanichtys albonubes. A fonte é uma revista que desconhecia até há pouco tempo atrás, a Practical Fishkeeping Magazine, de origem britânica e cujo site é de excelente qualidade, bem como prodigioso na quantidade e qualidade do material que disponibiliza para acesso livre – recomendo muito seriamente.

Sobre outro dos meus favoritos, o Crossocheilus siamensis, encontrei num site chileno este artigo sobre a espécie, que recomendo. Curiosamente, o último número da revista espanhola Acuario Práctico trazia também um extenso artigo sobre o Comedor de Algas Siamês.

Finalmente, por hoje, um animal que apenas hoje tomei conhecimento da sua existência, Trichopsis vittata ou Gourami Coaxante, um Gourami de pequenas dimensões, bastante social, com um um comportamento fascinante e que coaxa! A fonte é novamente o site de uma revista, americana, a Aquarium FishThe Croaking Gourami.

Sem comentários: