4 de agosto de 2006

Nano Biótopo asiático, “Beta”, de 15 litros

Este é um dos pequenos projectos que estou a desenvolver na minha casa de Setúbal, onde só vou de vez em quando e onde os aquas ficam entregues aos cuidados dos meus pais. É uma tentativa séria de um quase plantado, é-o praticamente, só que numa versão muito low-tech, que não é aquilo que idealmente considero um plantado... mas desses ainda não fiz nenhum... é o grande projecto por onde ainda não sei que ponta pegue. Neste a ideia é criar um pequeno jardim que terá como habitantes um Beta, uns Harlequins e possivelmente um Kuhlii ou uma Botia Zebra, segue em termos tolerantes a linha de biótopo asiático de água quente e com bastante vegetação.

Equipamento:

Tanque de 15 litros.

Substrato de areão miúdo

Permite um melhor desenvolvimento de plantas de pequenas dimensões.

Iluminação Dymax Clip Lighting de 11 watts.

Filtro externo de cascata Jebo 501 Mini Filter de 250 l/h

Pouca corrente, apenas alguma agitação superficial.

A iluminação e o filtro são por enquanto uma opção de compromisso. A lâmpada usei a que já tinha, compacta de 15 watts, na calha original do aquário, que é um Aquapor de 15 litros. O filtro utilizei o minúsculo Aqua Szut de 260 l/h, são opções de segunda escolha, mas são-no mais por razões estéticas e de rentabilização do espaço do que propriamente de eficiência, não é pelo hardware que este aquário não será bem sucedido.

Termóstato de 25 watts.

Optei por um Elite, dos de tamanho mini que apenas aquecem a água entre 2-4 °C acima da temperatura ambiente, mas tendo em conta que a temperatura no meu quarto, mesmo no Inverno, nunca é extrema não haverá por aí problemas. É até interessante a aproximação à realidade que as flutuações "indexadas" à temperatura real podem permitir.

Termómetro interno.

Flora:

Cryptocoryne lucens, Limnophila aromática, Blyxa japónica, Vesicularia dubyana.

Plantas possíveis para tapete: Glossostigma elatinoides, Pogostemon helferi, Utricullaria graminifolia.

Desta flora, acima enunciada, apenas o Musgo de Java (Vesicularia dubyana) e a Utricullaria graminifolia coloquei no aqua, as outras plantas que lá pus foram a Didiplis diandra que tinha estacada e semi-atrofiada num outro aqua e que resolvi pô-la neste tentando a sua sorte, além a Didiplis lá coloquei uma Microsorum pteropus “Windelov” linda que tinha num setup de água fria que desmontei. Pus também dois pés de Ceratophylum demersum a ver se pegam e “enchem” de verde o aqua.

Fauna:

Beta (Betta splendens), Pangio kuhlii, Botia striata.

Opções para grupo:

Rasbora heteromorpha

Neocaridia denticulata sinensis var. “red cherry”

Em princípio é péssima ideia, a colocar de parte, já que a Utricularia é carnívora e gosta bastante de pequenos crustáceos e afins.

A fauna consiste, por enquanto, de uma Beta fêmea e uma Rasbora Harlequin; estas últimas têm consistido num problema, das 4 iniciais que lá coloquei apenas uma sobreviveu até agora… desconfio que possa ser da água do aquário ser ainda muito nova e este estar longe de estar equilibrado. Seja como for já entendi que a colocação da fauna neste aqua vai ter que ser particularmente demorada e cuidadosa para que não ocorram mais baixas perfeitamente evitáveis.

É, em linhas gerais, este o projecto e o seu estádio de desenvolvimento. À medida que se forem registando evoluções irei aqui dando delas conta.

P.S. – A itálico estão comentários meus, muitos deles posteriores às intenções iniciais descritas.

1 comentário:

Guilherme disse...

Olá,

Estou neste momento a planear um projecto parecido...

Uma questão: já colocou os red cherry com bettas? fiz a experiência o outro dia, dos 30 que pus sobraram 3 :/