13 de outubro de 2006

Ponto da situação III

Entre a mudança de casa, o começo das aulas e outras questões, tenho tido pouco tempo e disposição para aqui escrever algo que valha a pena, no entanto (talvez integrado na dinâmica que a mudança de casa provocou) tenho andado a fazer um reavaliação dos aquas que mantenho. Essa reavalição integra não apenas o espaço que os aqua ocupam na casa (andava até agora a dormir com 5 aquários no quarto!) como também aspectos que pretendem optimizar o seu funcionamento e manutenção, e uma maior racionalização das espécies que neles habitam - há nisto uma componente de downsizing e busca da maior rentabilização possível dos recursos muito limitados que tenho (entenda-se: $ mas também o tempo que posso despender com os aquas).
Nisto dou comigo já olhando para o hobby com uma perspectiva menos caótica e voluntariosa no que respeita às espécies animais e vegetais que quero manter. Então, o resultado desta reflexão permitiu-me chegar ao seguinte número de aquas e respectivas populações:


15 Litros de Setúbal – 4 Gambusia holbrookii

20 Litros de Lisboa – 3 Jordanella floridae, 1 Microgeophagus ramirezi

20 Litros de Lisboa – 1 Betta splendens, 3 Acanthophthalmus kuhlii

33 Litros de Lisboa – 3 Ameca splendens, 3 Xiphophorus maculatus var. “Wagtail”, 1 Parotocinlus jumbo (é pouco para as Amecas, mas por enquanto será esta a sua casa)

33 Litros de Lisboa aberto – 2 Oryzias latipes, 5 Tanichtys albonubes, 2 Beaufortia leveretii

38 Litros de Setúbal – 1 Poecilia sp. Var. “Molly Negra”, 1 Xhiphophorus maculatus var. “Mickey Mouse”, 5 Paracheirodon innesii, 3 Corydoras aeneus (este é o aqua em que a população se encontra mais caótica, mas que se vai manter assim por enquanto)

54 Litros de Lisboa – 2 Limia nigrofasciata, 7 Poecilia reticulata var. “Snakeskin” (neste aqua vou tentar criar as melhores condições possíveis para que se dê uma reprodução natural das espécies nele presentes)

70 Litros de Lisboa – 1 Trichogaster tricopterus, 7 Melanotaenia praecox, 2 Crossocheilus latius, 1 Crossocheilus siamensis

Será, dentro de poucos dias, este o ponto da situação com o qual penso trabalhar durante os tempos mais próximos. Se bem que sinto uma inclinação cada vez maior para especializar os aquários com vista a reprodução.

Sem comentários: